Florianópolis é rica em atrações culturais, que promovem entretenimento e integração de pessoas, assim como o tradicional Bar do Arante, no Pântano do Sul, conhecido não só pela comida caseira, mas pelo ambiente forrado de bilhetes de visitantes do mundo todo.
Para conhecer de pertinho toda a história desse empreendimento, o Núcleo de Alimentação e Gastronomia (NAG), fizeram uma visita na última terça-feira (4/9).
Os nucleados foram recepcionados pelo Sr. Arante Filho, que contou a história do Bar. “Surgiu em 1958 como uma vendinha para pescadores conhecido como Bodega do Arante. Como o local era muito afastado e de difícil acesso, as pessoas que vinham conhecer o lugar acampavam e começaram a pedir se tinha algo para comer. Assim em meados de 1960, a Bodega passou a servir peixe frito e outros pratos caseiros”.
A história dos bilhetes colados nas paredes começou com estudantes que acampavam na praia e pediam ao seu Arante para deixar recados e informar onde estariam. Atualmente, esses recadinhos são o charme do restaurante e as pessoas visitam justamente para conhecer o ambiente diferenciado e aconchegante.
Para a nucleada, Sandra Tavares o encontro foi excelente. “Conhecemos a história do famoso Bar do Arante e compartilhamos desafios semelhantes em nosso segmento. Foi uma visita muito enriquecedora”, ressalta.