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Na crise, criatividade é a chave do crescimento

01/07/2015

Muitas empresas estão enfrentando dificuldades em conduzir seus negócios por conta do atual momento econômico brasileiro.

O diretor da empresa Uatt?, Rafael Biasotto, explica que a crise está afetando o modo como as empresas olham para seus orçamentos, vendo possibilidades de cortes e selecionando seus gastos e investimentos. “Afeta ainda a maneira como a classe média age em relação às compras. A insuficiência de crédito e juros altos também são fatores determinantes para o consumo. Esta é uma crise política que influencia toda a cadeia produtiva e o consumismo”, esclarece.

Apesar de um contexto negativo, a crise possibilita oportunidades. Biasotto conta que um momento desfavorável é um grande agente de inovação e criatividade. “Na Uatt?, por exemplo, estamos trabalhando muitas melhorias nos processos, otimizando resultados e olhando, claro, para o orçamento. Queremos ser mais fortes, para termos mais resistência e sobreviver às incertezas”, diz.

Biasotto afirma que para uma ideia se tornar inovadora, é preciso observar e sentir o comportamento, desde o consumidor até hábitos de grupos. E que a capacidade de capturar, colocar ideias à prova com o futuro cliente e ter humildade de escutar as críticas e sugestões é um fator determinante para trazer vida a toda e qualquer inovação, desde um produto até um processo. Antes de lançar um produto no mercado, o diretor aconselha avaliar se o cliente enxerga valor nele, se resolve demandas e problemas e se a demanda proposta entrega resultado à empresa ao final de sua execução ou lançamento.

Rafael Biasotto assegura que o consumidor é o chefe e determina em que caminho segue a empresa e, por isso, o feedback é de extrema importância. “Coletamos muita informação do nosso time de venda e trabalhamos com pesquisas”, relata ele, revelando que a Uatt? coleta informações periodicamente com os consumidores e que esses dados definem os rumos da empresa. “A agilidade frente a todas essas informações determina a consolidação dos resultados e metas alcançadas”, conta.

01/07/2015

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