Acesso Rápido

Notícias

Mulheres empresárias conquistam espaço no mercado de trabalho

01/10/2014

As mulheres conquistaram importantes vitórias ao longo dos anos e, com esforço e dedicação, ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E para que continuem crescendo, a AEMFLO e CDL-SJ mantêm um núcleo empresarial voltado para aquelas que querem empreender.

O Nume (Núcleo da Mulher Empresária) surgiu em 2012, como CME (Câmara da Mulher Empresária) e em dezembro de 2013 ganhou o título atual. Com a metodologia do Programa Empreender, do Sebrae, o núcleo busca encontrar soluções conjuntas, permite que os problemas sejam resolvidos mais facilmente e oportunidades sejam aproveitadas.

A nucleada Roseli Souza Laurindo participa do núcleo desde o início e para ela, o Nume proporciona diversas experiências que trazem um grande aprendizado. “O que me motivou a participar foi a oportunidade de conhecer outras empresárias e como funciona as grandes empresas. Tive a chance de visitar a Cottonbaby e O Boticário. O núcleo é novo ainda e cada momento vivido é marcante”, diz.

O objetivo do Nume é alcançar desenvolvimento pessoal e capacitação profissional, ampliar a rede de relacionamento e representatividade junto aos órgãos públicos e privados, além de fazer do associativismo a base para o crescimento pessoal e profissional das participantes.

Ações

O núcleo organiza diversas palestras para adquirir conhecimento. Em fevereiro deste ano, a coaching Mariana Morena falou às empresárias sobre as estratégias da mulher contemporânea para se reinventar. Já em abril, a designer e visagista de sobrancelha Vânia Machado Nunes abordou como a criação de uma imagem pessoal revela as qualidades interiores de uma pessoa.

Além de palestras, o Nume busca sempre promover visitas técnicas, como a que ocorreu em agosto deste ano, de conhecer o case do Grupo Boticário, que possui um portfólio de pelo menos 1.100 produtos de cosméticos, maquiagem e perfumaria e atua com cerca de 3.700 lojas no Brasil, com presença também em outros países. Em maio, as participantes do núcleo também conheceram a estrutura da Cottonbaby, empresa que fabrica e comercializa produtos de higiene pessoal, cosmético e linha infantil.

A coordenadora do Nume, Nelci Schmitt, ressalta a importância desses eventos para a vida das empresárias. “Palestras e visitas técnicas geram aprendizado, além de conhecermos novas pessoas, cases e histórias de quem obteve sucesso. Decidi fazer parte do núcleo justamente pela troca de experiências”, relata.

O núcleo também é engajado em causas sociais. E sempre que possível, o Nume faz doações para instituições necessitadas. Em junho, foram doados alimentos arrecadados na palestra O Poder do Olhar, com Vânia Machado Nunes, para o asilo de idosos Casa Santa Maria dos Anjos, em Palhoça. Em agosto, o Nume doou roupas, calçados e artigos de cama para o brechó beneficente deste mesmo asilo.

A nucleada Idinaide Batista Pereira relata que as ações sociais mostram que o núcleo procura sempre ajudar quem precisa. “Queremos fazer a diferença. Isso mostra que, além de empresárias, nos preocupamos com a comunidade. E é gratificante participar dessas ações, nos saímos renovadas e felizes por ajudar quem precisa”, conta.

Por conta de todas as atividades propostas pelo Nume, a coordenadora do núcleo incentiva mais mulheres a participar. “É uma grande oportunidade para adquirir conhecimento e aplicar na nossa empresa. Outra vantagem é aumentar a rede de relacionamentos. O Nume é um núcleo multissetorial, estamos sempre aprendendo coisas novas e de outros segmentos”, afirma.

01/10/2014

Mais notícias