Os empresários de micro e pequenas empresas vivem um bom momento em Santa Catarina. Segundo estudo de 2013 realizado pelo Sebrae Santa Catarina, juntamente com a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, as MPEs são responsáveis por 60% dos empregos no Estado. O índice de sobrevivência de um negócio mostra que 76% das empresas se mantêm no mercado.
O estudo aponta ainda que apesar da macrorregião Norte concentrar o maior contingente de empresas, a Grande Florianópolis reúne o maior número de empregos. O setor de serviços é o mais representativo em número de empresas, assim como na geração de empregos.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011, a Grande Florianópolis apresentava um total de 62.172 empresas, que geraram, no mesmo ano, 414.796 empregos formais. Florianópolis respondia por 55% das empresas, São José por 22% e Palhoça por 11%. Os três municípios originaram 93% dos empregos formais da macrorregião.
O diretor de Relacionamento Sindical da CDL São José, Roberto Carmes, enaltece a força das micro e pequenas empresas. “Os números demonstram a grande empregabilidade das MPEs, que mereciam ganhar mais incentivos dos órgãos públicos”, destaca.