Segundo pesquisa do Sebrae, 60% das MPEs (Micro e Pequenas Empresas), que são responsáveis por pouco mais de 50% dos empregos do país, ainda não sabem o que é sustentabilidade. Esses dados demonstram que o país está longe de se tornar referência em desenvolvimento sustentável e gestão ecoeficiente.
Para a diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em palestra pela Plataforma Liderança Sustentável, em São Paulo, no último dia 21, Suênia Sousa, a sustentabilidade é uma oportunidade de converter práticas de ecoeficiência em estratégia de gestão para diferenciar os negócios de uma determinada empresa no mercado. A diretora explica que as MPEs são fundamentais para a economia verde e que é preciso preparo para trabalhar com essa nova forma de gerir uma empresa. “Para realizar isso, o empreendedor precisa de todo um arsenal de valores e conhecimentos bem comunicados”, explica Suênia.
As MPEs são importantes para a economia brasileira e precisam participar das discussões e ações no âmbito da sustentabilidade. “Para potencializar a atuação do sistema sobre as questões socioambientais, criou-se o CSS (Centro Sebrae de Sustentabilidade) para auxiliar os empresários”, explicou Suênia.
Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Com informações do Portal Administradores e Sebrae