A migração do sistema de notas fiscais eletrônicas causou transtornos aos contadores de São José. A troca dos serviços prestados pela empresa Governança Brasil para a empresa Betha apresentou algumas falhas nos últimos dias, mas, agora, parece estar normalizando.
Segundo a diretora de Projeto Gestão de Pessoas da AEMFLO, contadora Kátia Cilene Tavares, houve falhas no cadastro e relatório. “No nome fantasia da empresa, por exemplo, saía o nome do contador. E se tentar cancelar uma nota fiscal, não tem como saber se realmente foi cancelada, pois não há como puxar o relatório”, conta, citando ainda falhas na hora de preencher a atividade e o enquadramento da empresa.
A Ecoeficiência Soluções Ambientais também enfrentou problemas com a migração do sistema. Segundo o gerente financeiro, Ronaldo Marcelo Silva, a empresa precisou investir na troca do servidor para comportar o novo sistema.
Kátia afirma que foi até a prefeitura na última sexta-feira (02/10) para falar sobre os transtornos por conta da migração. “Os fiscais da prefeitura afirmaram que ainda faltavam alguns ajustes a serem feitos no sistema, garantindo que serão solucionados até esta quarta-feira (07/10). Mas enquanto isso, os contadores contabilizam prejuízos”, relata.
Hoje, pela manhã, Kátia conseguiu emitir uma nota fiscal, mas ainda observou problemas. “Não consegui puxar o relatório do mês anterior, pois as notas emitidas em setembro estão no sistema da Governança Brasil, da qual não temos mais acesso. E não tem como gerar imposto sem o relatório”, revela.