Acesso Rápido

Notícias

Micro e pequenas empresas ampliam em 4,8% a demanda por crédito

18/03/2015

A procura de empresas brasileiras por crédito avançou 4,8% em fevereiro, em relação a janeiro, impulsionada pela atividade de micro e pequenas empresas, de acordo com o Serasa Experian. Na comparação entre fevereiro de 2014, a demanda aumentou 5,8%.

Na análise por porte, na comparação com fevereiro do ano passado, somente as MPEs registraram alta no indicador. Entre as grandes companhias, a busca por crédito recuou 3,7%. Já entre as empresas de médio porte, a procura caiu 11,5%. Na comparação entre os setores, a indústria apresentou forte queda (22,7%) na demanda por crédito. Em contrapartida, os segmentos de comércio e serviços aumentaram a busca, em 10,6% e 8,3% respectivamente.

Os economistas do Serasa Experian explicam que a procura por crédito pelas micro e pequenas empresas significa que, diante do rigor das instituições financeiras e do quadro econômico adverso, as MPEs estariam buscando fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil.

Para o diretor de Relacionamento Sindical da CDL-SJ, Roberto Carmes, credita o alto índice aos meses de janeiro e fevereiro. “Os dois primeiros meses do ano são desaquecidos, por conta dos feriados e das férias, então é normal o indicador aumentar nessa época. No caso das micro e pequenas empresas, quando há uma redução de negócios, elas precisam recorrer ao crédito para se manter nesse período. Acredito que a expectativa por uma crise econômica também pode ter contribuído”, analisa.

18/03/2015

Mais notícias