O varejo catarinense está apostando em uma Páscoa melhor que a de 2010 com crescimento de 5% nas vendas frente ao ano passado, principalmente de chocolates e brinquedos, que tradicionalmente têm mais apelo na data. Outro motivo é a alta concorrência entre as redes de supermercados e asa lojas de departamento. Essa alta é motivada pela redução do dólar, os produtos importados também devem ter uma boa procura.
A estimativa é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que representa mais de 36 mil lojistas no Estado. A entidade acredita que mesmo com a proximidade do Dia das Mães, apenas 15 dias separam as duas datas, não haverá redução nas vendas e também não haverá reflexo negativo no movimento por se tratarem de duas comemorações distintas. No Dia das Mães, por exemplo, entram os presentes da linha branca, perfumaria, cosméticos e vestuário.
Varejo deve crescer 7,9% em marçoDe acordo com o Índice Antecedentes de Venda (IAV), do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o varejo deve crescer 7,9% em março. Elevação no aumento de renda da população, prorrogação do feriado de Carnaval para o mês de março e o aumento da temporada de liquidações são fatores que contribuem para o crescimento. Também segundo o levantamento, no mês de abril está previsto um crescimento de 7,6% e no mês de maio 8,5%.Os segmentos de bens duráveis (móveis e eletrodomésticos) e materiais de construção devem crescer 14,5% (abril) e 15,3% (maio). Para bens não-duráveis (supermercados, farmácias, alimentação fora do lar), é esperada uma expansão de 6,8%, em comparação a 2010. O setor de bens semiduráveis (vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos) tem alta prevista pelo IAV de 6,2% para março, 6,7% para abril e 8,7% em maio.
Fonte: Administradores.com