Os motoristas devem redobrar a atenção. Desde a semana passada é proibido estacionar na orla marítima de Barreiros, atrás da sede da AEMFLO e CDL-SJ.
A secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito instalou placas no local, alertando a população da nova medida. Segundo a secretária desta pasta, Andréa Pacheco, a ação aconteceu devido solicitação do Ministério Público à Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.
Andréa explica que, como o órgão não tinha placa para instalar, a secretaria de Trânsito utilizou as que já tinham temporariamente. “A Fundação já solicitou a confecção dessa nova placa e em breve ela será substituída no local”, revela a secretária, relatando ainda que a ação civil pública determinou a instalação de placas também em outros pontos, mas não soube especificar quais.
Secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, afirma que as placas de proibido estacionar serão instaladas em toda a orla, mas até agora o aviso está localizado em apenas três locais próximos
Insegurança
A insegurança na orla de Barreiros é barra pesada, por conta dos moradores de rua e dependentes químicos que se apossam do local. Até então, a AEMFLO e CDL-SJ investiram muito em segurança privada, com vigilantes, câmeras de monitoramento e iluminação, além de cuidar da limpeza dos dejetos constantemente largados na praia ou trazidos pela corrente marítima. Neste momento, é elogiável o zelo que a prefeitura demonstrou pelo local. “Vou solicitar que a polícia dê uma atenção especial a esse problema”, declara a secretária que, quanto à limpeza desconhece se haverá algum procedimento.
Questionada se a população poderia entender como o início de um processo de revitalização, cuidado com a região ou a retomada da tão sonhada Beira-mar de Barreiros, Andréa disse não existir projeto para revitalização, mas que a Beira-mar tem um projeto pronto e que precisa de uma proposta de Florianópolis. Ela conta que foi liberada uma verba de RS 67 milhões para a Capital elaborar um projeto da Beira-Mar Continental ligando a Beira-Mar de Barreiros. No entanto, a assessoria de imprensa da secretaria do Continente revela que o prefeito liberou R$ 8 milhões destinados para a Beira-Mar Continental e que não há previsão de um projeto de ligação entre os municípios. Já a assessoria de imprensa da secretaria de Obras de Florianópolis diz que a Capital foi selecionada para futuramente executar obra, mas o recurso não foi contratado.