O Comdes (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis) elegeu, no dia 6 de dezembro, Marcos Antonio Cardozo de Souza, como novo presidente. Souza também é presidente da AEMFLO e CDL São José.
Algumas das ações da qual o Comdes já participou foram as mobilizações da sociedade para audiências públicas para o início das obras da Alça de Contorno, projeto de criação do Fundo da Região Metropolitana e a criação de um Plano Diretor de Mobilidade Regional.
O Comdes é formado por 35 entidades e possui quatro Grupos de Trabalho: Mobilidade Urbana, Saneamento e Resíduos, Governança Metropolitana e Institucional.
Objetivos da gestão
Souza pretende dar continuidade aos trabalhos e projetos atuais da entidade, ampliar a interatividade do Comdes com a sociedade e com a opinião pública, resgatar a participação dos ex-presidentes, no intuito de alinhar as ações com quem ajudou a construir a história desta importante entidade.
Outros objetivos são ampliar os grupos de trabalho para promover ações em outras áreas importantes como Segurança Pública, Saúde e Educação, além de convidar mais entidades para ampliar a capilaridade e a representatividade. Também quer aprimorar o apoio técnico aos grupos de trabalho na expectativa de ampliar as ações e acompanhar o cronograma de obras da Alça de Contorno de Florianópolis e dar continuidade aos trabalhos que envolvem mobilidade urbana em toda Região Metropolitana de Florianópolis.
Mais de 30 entidades compõem o Comdes