Os números refletem o impacto dos acidentes de trânsito no mundo e a importância do engajamento nessa causa: 1,3 milhão de mortes em um ano por conta de acidentes de trânsito em 178 países, 50 milhões de pessoas com sequelas desses acidentes, a nona maior causa de mortes no mundo, primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Os dados de 2009 compõem o estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Se medidas e mudanças de comportamento ao volante não forem adotadas, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano, com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU (Organização das Nações Unidas) com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é proteger, pelos planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
A AEMFLO e CDL-SJ apoiam esse movimento. O Maio Amarelo pretende colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A intenção é fazer do amarelo a cor da atenção pela vida. Estimular cada cidadão a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.