Segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), os comerciantes catarinenses conseguiram reaver R$ 39,8 milhões no mês de dezembro de um valor total de R$ 45,1 milhões de dívidas registradas no banco do SPC de Santa Catarina, um índice de recuperação de 88,24% e que está acima da média mensal, de 65%.
Com esta injeção de recursos, os lojistas ganham um fôlego extra e começam o ano em melhores condições para renovar estoques e negociar com fornecedores. De acordo com o vice-presidente da Federação das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) do estado e também Presidente do Conselho do SPC do Estado, Ivan Roberto Tauffer, o bom desempenho se deve ao alto número de pessoas que pagaram dívidas para voltar a ter crédito no Natal.
“Os resultados positivos nos últimos dois meses já apontam uma recuperação da crise que intimidou o consumo durante a maior parte do ano passado”, diz o dirigente que também espera que com o movimento gerado pela volta às aulas mantenha essa tendência de recuperação no início de 2010.