Os produtos mais procurados para a grande data do varejo, de acordo com a sondagem, serão roupas e calçados (32,6%), brinquedos (17%), eletroeletrônicos (13,9%)
Na hora do pagamento, o cartão de crédito e débito estará na preferência de 70,5% dos clientes. O crediário aparece nas respostas de 18,4%. E completam a lista de alternativas o pagamento via PIX com 17,8%. Para 58,6% dos entrevistados, os clientes irão deixar para fazer suas compras em cima da hora. Um percentual de 39,5% dos empresários que responderam ao questionário pretende fazer campanhas para estimular as vendas. Também foi apontado por 71,1% irão atender os clientes de forma física e de ambas formas 25,7%. Também os entrevistados tem a expectativa de melhora para 2023 com 55,9%. O levantamento foi realizado com empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades catarinenses com o maior potencial de consumo.
O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, acredita mesmo com as incertezas da economia e o aumento da inflação, “O Natal é uma data muito tradicional, que reúne a família e desperta a vontade de troca de presentes. Um otimismo toma conta dos lojistas, pois essa é considerada a data mais importante para o comércio que aguarda com ansiedade essa data para recuperar as perdas do passado”, projeta o líder federativo.
*Informações da FCDL/SC