O receio é que o financiamento favoreça apenas parte da classe lojista
Os lojistas de Santa Catarina temem que os financiamentos para a linha branca, ainda em estudo pela Caixa Econômica Federal (CEF), beneficiem apenas as grandes redes varejistas do país.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Sérgio Medeiros, disse no último dia 22 que, apesar de a CEF não ter detalhado ainda de que maneira vai realizar esses financiamentos, tudo leva a crer que os pequenos lojistas não serão incluídos nesse “pacote”. Na visão dos empresários, as grandes redes já operam com grandes volumes de crédito.
E isso pode definir a preferência na liberação dos financiamentos, que foi uma das estratégias do governo para acelerar o consumo, em queda com o avanço da crise financeira mundial também neste ano.
O Brasil, assim como os demais países atingidos, optaram pelas medidas de aquecimento ao consumo como solução mais rápida para recuperar a economia, que neste ano deve sofrer um recuo de 1,3%, segundo a nova previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Fonte: Diário Catarinense