Na noite de ontem (13/05) empresários da Leoberto Leal, em Barreiros, se reuniram na sede da AEMFLO e CDL-SJ para debater a situação da avenida e adjacências, após mudanças implantadas pela prefeitura do município. Também participaram da reunião a secretária Andrea Pacheco, engenheira e secretários, que apresentaram projetos, esclareceram dúvidas e ouviram as reivindicações empresariais.
Durante a reunião, o presidente das entidades, Marcos Souza, relembrou as reuniões realizadas e ofícios enviados pelas entidades sobre o assunto e que ressaltavam os pontos que deveriam ser melhorados, como a implantação da zona azul, humanização da avenida, aumento de policiamento e guardas para melhoria da segurança, entre outros. Souza também esclareceu que a AEMFLO e CDL-SJ não solicitaram essas mudanças no trânsito e sim, apresentaram a necessidade de a secretaria se voltar para a avenida e propor melhorias. O presidente também pediu para que fosse encontrado um equilíbrio para que, tanto o trânsito, quanto o comércio local sejam beneficiados.
“A princípio achávamos que era apenas um teste”
Essa frase foi dita diversas vezes pelos empresários, mas a secretária afirmou que algumas mudanças são irreversíveis, embora alguns pontos poderiam ser negociados. “Essa mudança está dentro de um projeto melhor e com um novo conceito. É preciso trazer uma nova cultura à avenida”, disse Andrea Pacheco.
Na ocasião, a engenheira Eliara Porto apresentou o projeto com foco em mobilidade e benefícios para o comércio, que remodela a avenida. Enquanto os empresários expuseram os prejuízos, demissões e acidentes causados por conta das alterações na avenida e solicitaram a instalação urgente das placas de acesso indicando os retornos para auxiliar o trânsito. E então, a secretária revelou a situação sobre as placas de sinalização: elas estão prontas desde o início do ano, mas a empresa licitada ainda não instalou porque atendem outros municípios e segue um cronograma interno.
Encontro com empresários avaliou as modificações de trânsito em Barreiros
Definições
Após serem explanadas as dificuldades dos empresários e também da prefeitura, foi chegado ao consenso. E a prefeitura se comprometeu:
Em sete dias
- As placas de sinalização serão instaladas na avenida. São quatro placas 2x2m.
Até 10 de junho
- Será implantado mais um retorno para teste;
- Análise de mão única na rua José Vitor da Rosa;
- Instalação de semáforo.
Gilberto Francisco Ferrer, proprietário da Lotérica da Leberto Leal disse que as mudanças da prefeitura, realmente, foram para fomentar o comércio, mas infelizmente acabou prejudicando, com a falta de sinalização. “Temos esperança que com esse cronograma cumprido, a situação melhore”, declara.
Divulgação da reunião
A equipe de apoio da AEMFLO e CDL-SJ distribuíram flyers em todas as empresas localizadas na avenida Leoberto Leal e também contrataram um carro de som que convidou todos os empresários para participarem da reunião.