A partir desta semana o litro do álcool anidro deve chegar até R$ 2 no estado. O aumento é por causa da queda na produção da cana-de-açucar no centro do País. A gasolina, que tem 25% da composição de álcool, também sofrerá reajustes, o combustível deve chegar às bombas a R$ 2,65.
Após 11 dias de paralisação na colheita de cana-de-açucar, por causa das fortes chuvas na região central do Brasil, os produtores da agroindústria canavieira estão preferindo vender açúcar a álcool. De acordo com os sindicatos de combustíveis, o aumento de até 20% começou desde setembro, e será sentido a partir de agora.
Para os empresários que possuem frotas de carros Flex, que utilizam o combustível vegetal, o aumento será significativo. Marcos Cardozo, proprietário da CIMTEL, gasta com 15 carros de sua empresa o equivalente há oito mil reais por mês de combustível, para ele, o jeito será recalcular. “Provavelmente vamos voltar a usar gasolina, afinal o álcool só é válido se for 70% mais barato que a gasolina. Mesmo assim, será um aumento grande nos gastos mensais”, afirma o empresário.