Acesso Rápido

Notícias

Juros devem baixar

28/01/2009

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) em reduzir a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, passando de 13,75% ao ano para 12,75% ao ano, significa uma sinalização de que os juros também deverão baixar no mercado.

No varejo quando existe divulgação de aumento de juros, as pessoas tendem a refrear as suas intenções de compras. No entanto, quando existe anúncio de queda de juros, a informação tem, de antemão, um lado positivo, que estimula os consumidores a continuarem comprando normalmente.

Na prática, a redução efetiva de juros deverá demorar uns três ou quatro meses para ser sentida pelos consumidores. O governo, inclusive, já vem mantendo contatos com os bancos públicos e privados, para que estes sinalizem uma redução concreta nas taxas de juros. A redução da taxa Selic vem num momento importante, dentro de um conjunto de medidas para diminuir os reflexos da crise econômica no Brasil.

O varejo ainda não sentiu, como a indústria, as conseqüências da crise. Mas com a redução de empregos que vem ocorrendo em alguns setores, o comércio acabará sendo atingido, e o varejo tem na queda de juros condições de se manter competitivo. E os lojistas devem estar preparados para se adaptar à nova realidade e enfrentar o mercado com as condições que ele se apresenta no momento, com determinação, perseverança, atendimento, produtos e serviços de qualidade.

28/01/2009

Mais notícias