O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data para o comércio em todo Brasil, ficando atrás apenas do Natal. Em Santa Catarina não foi diferente. Segundo a FCDL/SC (Federação das CDLs de Santa Catarina) o comércio catarinense registrou um aumento de 4,9% nas vendas, comparado ao mesmo período do ano passado.
Porém, para o Vice-Presidente de Relações Institucionais da CDL-SJ (Câmara de Dirigentes e Lojistas de São José), Genésio Hoffmann, o resultado ficou muito abaixo da expectativa por causa dos juros altos cobrados pelo governo. “A elevação dos juros prejudicou muito o comércio. Recentemente nós tivemos vários produtos que entraram no sistema de Substituição Tributária, isso significa que, antes mesmo deles chegarem às prateleiras os comerciantes já haviam antecipado o pagamento de impostos. Conclusão, esse valor final acabou chegando ao bolso do consumidor aumentando a inflação no país”, afirma Hoffmann.
Mesmo com o aumento da inflação o preço médio dos presentes neste Dia das Mães foi de R$ 100, com destaque para os segmentos de vestuário, perfumaria, cosméticos e joias. A estimativa da federação para o Dia das Mães era de um incremento de 6% a 8% nas vendas, valor que ficou próximo da realidade. Sendo que, no ano passado o comércio contava com o incentivo da redução do IPI para a linha branca.