Acesso Rápido

Notícias

Jovens empresários buscam inovação nos seus negócios

03/09/2014

Inovação no mercado de trabalho. Esse é o lema do JEM (Núcleo de Jovens Empreendedores), da AEMFLO e CDL-SJ, que reúne jovens empresários interessados em discutir ideias e promover ações em prol desse objetivo.

O proprietário da Yellow Multipress, Ricardo Marques, já participou ativamente do núcleo, inclusive como coordenador e conta que o JEM cultiva três pilares para alcançar o crescimento das empresas da região: capacitações, networking e aborda o fomento do empreendedorismo. “Além disso, tive a oportunidade de conviver com jovens empresários de todo o Estado, por meio de encontros organizados pelo Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC), onde troquei experiências e contatos”, diz.

Criado em 2006, o JEM utiliza a metodologia do Programa Empreender, do Sebrae, que incentiva os profissionais a desenvolver lideranças empresariais, adotar posturas frente aos desafios impostos pelo mercado e procurar novas áreas de atuação. O JEM busca ser referência na formação de jovens empreendedores na Grande Florianópolis.

O empresário Rodrigo Schmitt participou do JEM quando o núcleo ainda era chamado de AEMFLO Jovem, nove anos atrás. Hoje diretor de Núcleos Empresariais, revela o quanto o núcleo contribuiu para seu crescimento profissional e os planos para o futuro. “Quando fiz parte do JEM como nucleado, tive a oportunidade de ir aos encontros do Cejesc, que reúne jovens empresários de todo o Estado. Esses eventos contribuíram, principalmente, para o aumento da minha rede de relacionamento. Agora, meu objetivo é fazer o JEM crescer, trazendo mais jovens para renovar as ideias e ações”, explica.

Ações

O núcleo promove diversas ações por ano. Uma delas é o Feirão do Imposto, um programa de conscientização da sociedade sobre a cobrança abusiva de impostos e o que representa a carga tributária para a sociedade. Este ano, o evento ocorrerá no dia 13 de setembro, no Posto Galo, próximo ao shopping Itaguaçu, em São José.

Outra ação organizada pelo núcleo é o Bate-papo Empresarial, que proporciona troca de experiências entre os participantes e empresários bem-sucedidos. O último encontro foi com o empresário Lucas Prim, que apresentou a história do Sushi Delivery, empresa fundada em 2010 por ele e mais dois sócios. O JEM ainda realiza integração com os Cejesc e o Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) para fortalecer a representatividade do segmento e visitas técnicas em empresas que são referência para adquirir conhecimento. Entre as empresas já visitadas pelo JEM, estão a Schaefer Yachts e a fábrica Personal Glass.

O JEM também é engajado em causas sociais. A última ação do núcleo foi a campanha do agasalho, onde foram arrecadadas e doadas mais de 500 peças de roupas para a instituição Shopping dos Sonhos, de Capoeiras. E os nucleados já estão preparando a próxima ação. “Vamos realizar uma campanha para arrecadar brinquedos. Temos que decidir ainda onde será os pontos de coletas e em breve vamos divulgar os detalhes. No final do ano, decidiremos uma instituição que abriga crianças carentes para doar os brinquedos arrecadados”, explica o coordenador do JEM, Lincoln Lenoch.

O coordenador do núcleo salienta a importância de fazer parte do JEM. “Para quem busca o crescimento da sua empresa é fundamental, porque proporciona um grande aprendizado. Os nucleados participam de capacitações, ampliam a rede de contatos e geram mais negócios. Além disso, nos sentimos bem ao ajudar o próximo nas campanhas sociais que organizamos”, conta.

03/09/2014

Mais notícias