O atendimento é a porta de entrada para as vendas. Segundo o especialista na área, Edemilton Pozza, em momentos de crise, como o Brasil vive atualmente, é primordial agregar mais aos clientes, como prazo, preço e, principalmente, o que o produto proporciona. “As empresas devem investir em treinamento e capacitação agora mais do que nunca. Convidar fornecedores e prestadores de serviços, para que eles possam dividir conhecimento sobre o serviço ou produto, é sempre uma boa saída”, afirma.
A empresa Sekai, que atua no ramo de vendas de automóveis, aposta nessa vertente. Capacitou 26 colaboradores na palestra “A magia do Atendimento”, em fevereiro deste ano, na AEMFLO e CDL-SJ. “Um bom atendimento é fundamental para fechar as vendas e também para se diferenciar da concorrência”, revela Paula Martins, que trabalha no RH da empresa e conta que a Sekai procura, agora, investir no atendimento telefônico, ressaltando que os clientes hoje encontram as informações no site e ligam para a loja para adquirir mais informações.
Para aprimorar o atendimento, o empresário pode também utilizar a tecnologia a seu favor. O especialista sugere aproveitar desde as redes sociais até programas avançados de e-mail marketing e publicidade virtual. “Saber focar em uma campanha publicitária é importante, pois atinge diferentes segmentos e conquista um número maior de clientes. Temos que nos aliar ao progresso. Parece uma frase antiga, mas ainda tem muitas empresas engessadas ao passado”, analisa.
Pozza faz uma reflexão sobre como a forma de atendimento mudou com o passar do tempo. “No passado, o atendente era um manual ambulante. Hoje, o cliente já chega com as informações colhidas na internet e quer, na verdade, orientação sobre as condições, prazos e vantagens. O atendente nos dias de hoje vale pelo número de problemas que soluciona”, diz.
O palestrante destaca ainda que para a empresa sobressair do básico, é preciso um planejamento estratégico com metas claras e definidas. “Sem metas, não há avaliação e sem medir dados, não se vende nada além do necessário, que serve apenas para pagar as contas”, diz. Ele conta que em seu tempo de vendedor, usava uma tabela de atendimento, que continha tópicos como número de visitas, entrevistas, vendas e pedidos pendentes. “Com ela, eu conseguia ver se o número de entrevistas condizia com os de visita, de vendas com os de entrevistas e assim por diante. No final do mês eu tinha dados reais de quantos clientes visitei, entrevistei e vendi. A tabela é perfeita para definir metas, principalmente no dia a dia”, revela.
Pozza explica o que advogados da marca podem se tornar grandes aliados das empresas. “Esses são os fãs da nossa marca, aqueles que sem ganhar um real nos divulgam e defendem com unhas e dentes. Por essas e outras, são a nossa força de vendas”, relata.
O especialista finaliza com algumas dicas para alavancar as vendas. “Olho no olho, entreviste o cliente e tenha paciência para escutá-lo. Sempre digo que atender é entender, pois é preciso conhecer a necessidade do cliente. Caso não faça a venda, respire. Se atendeu bem, o cliente voltará um dia para comprar com o mesmo atendente. Às vezes a questão não é o vendedor e sim o produto ou serviço”, conclui.