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Invista na sua vitrine e alavanque as vendas

24/09/2014

A vitrine é o espaço de maior impacto visual da loja e é por meio dela que o cliente terá a primeira impressão. Por isso, apostar nesse ambiente é uma importante estratégia para alavancar as vendas.

O consultor e orientador do Sebrae SC, José Renato da Silva, explica que por se tratar de um espaço importante, é necessário que o empresário apresente a vitrine de forma eficiente, aproveitando o máximo de sua estrutura. Também é importante comunicar as características da loja e dos produtos, fazendo com que o espaço seja responsável por valorizar ainda mais o estabelecimento. “A vitrine valoriza o produto mediante sua exposição, seja pelo aproveitamento da estrutura, por uma decoração adequada do tema proposto, iluminação ou uso de uma técnica de composição”, relata.

Para explorar o espaço da loja, Silva esclarece que a empresa deve pensar em como quer ser reconhecida, seja pela política de preços, variedade, quantidade ou qualidade de produtos que expõe. “Por isso, as vitrines devem ser renovadas a cada troca, encantando o público e causando surpresas, por meio de outros produtos expostos ou tipos de atrações criadas. Desta forma, atrairá a atenção do cliente toda vez que ele passar na frente da loja”, diz.

Segundo o consultor, para que o produto seja bem exposto é necessário o uso de algumas técnicas de composição rápidas e simples que trarão ótimos resultados em termos de visualização. “Uma iluminação adequada oferece um clima confortável para a realização da compra. Os clientes chegarão até os produtos se estiverem iluminados. Ambientes escuros são evitados e não são atrativos, pois levam à sonolência. A luz destaca a loja e a distingue dos demais concorrentes”, afirma.

O orientador revela ainda que as cores possuem características que servem para chamar a atenção, despertar sensações e influenciar o cliente em potencial. “A cor estimula reações diante de sua exposição, seja pelo consciente ou inconsciente. Além disso, a loja deve explorar outros sentidos, como audição e olfato. Uma determinada música causa reações distintas nas pessoas. E o cheiro pode tanto atrair e estimular a compra, como levar o cliente a rejeitar os produtos”, conta.

O gerente da loja Carioca Calçados no Estreito, Cléber Andrade, afirma que a vitrine é essencial para o rendimento das vendas. “É o que chama o cliente para dentro da loja. A forma como exploramos o espaço é variada. Quando há promoções, chamamos mais atenção para o preço. Nas datas comemorativas, decoramos a vitrine de acordo com a ocasião. Normalmente mudamos o espaço a cada 15 dias, mas isso também varia de acordo com a demanda”, diz.

24/09/2014

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