Em 2010 o acesso à internet rápida teve um crescimento significativo na rotina dos brasileiros. Dados divulgados pelo Sinditelebrasil, representante das operadoras de telefonia privadas, afirmam que foram contabilizadas 34,2 milhões de conexões via internet de banda larga no país.
De acordo com Genésio Hoffman, vice-presidente de relações institucionais da CDL-SJ e empresário do setor de informática, o aumento é resultado do crescimento nas vendas de notebooks, computadores e smartphones. “No último ano esses produtos tiveram uma queda significativa em seus valores de venda devido à queda do dólar. Com isso ganhamos mais consumidores e tivemos que aumentar a nossa distribuição, fechando o ano com aumento de 42% nas vendas”, declara.
Na coleta dos dados o sindicato considerou os acessos em banda larga fixa, modems de conexão à internet móvel e plataformas de terceira geração (3G) como os smartphones (destaques de 2010 com crescimento de vendas na casa dos 257%). O levantamento do Sinditelebrasil mostra que o número de acessos no segmento de internet móvel via modems e celulares pulou de 8,7 milhões em 2009 para 20,6 milhões no fim do ano passado, representando um crescimento de mais de 50%.