Acesso Rápido

Notícias

Intercâmbio

13/02/2008

Novas oportunidades com a China
O Presidente do Ibcdesc (Instituto Brasil-China de Desenvolvimento Intercâmbio e Comércio Exterior de Santa Catarina), Ruben Moratorio Trulla visitou a sede da AEMFLO e CDL-SJ, onde foi recebido pelo presidente Odilio Guarezi e demais diretores.

O objetivo do encontro foi o de conhecer o potencial da Região Metropolitana de Florianópolis para identificar novas oportunidades de negócios entre os dois países.
 
Também participaram do encontro o professor e consultor técnico do CEFETC, Luciano F. Souza, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São José, Décio Giacomelli e o presidente do Conselho Deliberativo da AEMFLO e CDL-SJ, Conrado Coelho Costa Filho, que também preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas da Região Metropolitana de Florianópolis.
 
O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odilio Guarezi, disse que a entidade tem grande interesse em atrair empresas que gerem oportunidades e empregos. A China hoje é uma potência econômica, com 1,3 bilhão de habitantes e mais de 200 milhões de consumidores com alto poder aquisitivo. "É importante esse intercâmbio não só para as empresas que necessitam importar produtos e equipamentos da China mas também para as que estão de olho nas oportunidades criadas com a instalação de indústrias asiáticas em Santa Catarina", disse Guarezi, observando que os produtos chineses estão cada vez mais sofisticados e com alta qualidade. "Muitas empresas asiáticas já estão recebendo certificações internacionais que garantem a qualidade e, em caso de necessidade, a assistência técnica".
 
Ruben Trulla disse que o objetivo do Instituto é promover o diálogo e o relacionamento bilateral. Segundo ele a organização está apta a fazer o acompanhamento de projetos e de negociações entre empresários chineses e brasileiros. "O Ibcdesc, com sede em Itajaí-SC e no Uruguai, cumpre um papel tanto político - no que se refere ao relacionamento com o governo chinês - quanto de assessoramento jurídico, uma vez que a legislação chinesa é bastante complexa e rigorasa", explica Luciano Souza, consultor do Instituto em Santa Catarina.
 
O Instituto Brasil-China de Desenvolvimento Intercâmbio e Comércio Exterior de Santa Catarina está trabalhando para tornar viável a instalação de um consulado chinês no Estado. Além disso, organiza missões empresariais para aquele país e promove rodadas de negócios com missões chinesas que visitam o Brasil.



Décio Giacomelli, Conrado Coelho Costa Filho, Odílio Guarezi e Ruben Trulla.

13/02/2008

Mais notícias