O Instagram se tornou um grande fenômeno das redes sociais. Criado em 2010, a plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, e continua crescendo constantemente. Segundo pesquisa realizada pela Mention, estima-se que 71% das empresas no mundo utilizam a plataforma, e sete em cada dez hashtags são de marcas. Esses dados fizeram com que a rede social ganhasse grande atenção das empresas. No entanto, o uso do Instagram para instituições não tinha muito retorno sobre a performance dos conteúdos, e as métricas se resumiam a curtidas e comentários. Até que, em 2016, foi lançado o Instagram para Negócios, tornando a relação entre empresa e Instagram mais profissional.
O Instagram para Negócios é um conjunto de ferramentas que permite que as organizações tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores. Ficam disponíveis informações como idade, gênero, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações. Essas informações são essenciais para que as empresas conheçam melhor o seu público, criando estratégias personalizadas e resultando no aumento de vendas.
Confira cinco dicas para potencializar o perfil da sua empresa e gerar mais oportunidades de vendas com o Instagram para Negócios:
1. Conteúdos relevantes
Uma conta precisa de posts indutivos, que falem a língua do seu público-alvo. Um perfil que só posta produtos ou serviços não é interessante, além de ser cansativo. Crie materiais diversificados para os usuários. Invista em conteúdo de qualidade, que garantem que o público esteja aprendendo algo, sendo educado e preparado para tornar-se cliente. Além de imagens, ofereça vídeos! Aposte no IGTV e coloque vídeos no Feed, Stories e na ferramenta de Close Friends.
2. Feed criativo e organizado
Apresentar os produtos por meio de fotos e vídeos no Instagram é uma maneira de demonstrar aos potenciais clientes a capacidade da marca. Por isso, harmonizar as publicações no feed é uma estratégia para deixá-lo visualmente mais atraente, fazendo com que as pessoas passem mais tempo dentro do perfil, interagindo com as publicações e se encantando com a qualidade.
3. Stories
O Story é uma ferramenta que traz excelente engajamento e permite inserir mais de um formato de conteúdo. Atraia mais clientes com lives, enquetes, boomerang, depoimentos e bastidores do seu negócio. O público gosta de saber sobre quem está por trás da marca, como é o seu dia a dia. Humanização é fundamental! Nos Stories, você poderá inserir links, filtros, hashtags e localização para potencializar o alcance da postagem.
4. Melhores Amigos
Essa ferramenta permite criar uma lista diferenciada de seguidores, que receberão conteúdos exclusivos. É uma forma de estreitar seu relacionamento com eles e gerar ainda mais engajamento. Os Melhores Amigos também podem virar uma solução para monetização. Use o recurso como uma ferramenta de assinatura e comprove o valor para seus seguidores.
5. Instagram ADS
Ainda que a estratégia orgânica seja a melhor para conseguir resultados efetivos no longo prazo, é importante combiná-la com os anúncios patrocinados. Eles trazem retorno com mais rapidez e ajudam a fechar mais vendas no curto prazo. No Instagram ADS você tem cinco principais opções de anúncios: em foto; nos stories; vídeos de 60 segundos; em formato de carrossel, que permite ver mais de uma foto ou vídeo em apenas um anúncio; de coleção, que favorecem o foco em um produto ou um estilo de vida a partir da integração de vídeos, imagens ou os dois formatos.
Quer aprender a criar mais oportunidades de vendas para a sua empresa? Não perca o curso Instagram para Negócios, com a fundadora da iW2 Digital, Tania Vicente. As aulas serão realizadas nos dias 12 e 13 de maio, das 19h às 22h, na sede localizada em Barreiros, nº 64. Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI.
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