Vantagem competitiva é tudo aquilo que faz a empresa ser diferente e agrega ao produto ou serviço algo que o mercado não oferece. Permite que o negócio seja único, pelo menos por tempo determinado, oportunizando ganho expressivo, até que a concorrência copie.
O consultor empresarial, Ozinil Martins de Souza, explica que uma empresa pode desenvolver a sua vantagem competitiva para sobreviver em um mercado tão concorrido, criando um ambiente que permita a inovação e a possibilidade do erro criativo. “As empresas precisam incentivar seus colaboradores a pensar e a constituir grupos que critiquem seus próprios produtos, desconstruindo a estrutura que engessa e impede a empresa de ser inovadora e ter colaboradores criativos”, diz.
O consultor revela que a vantagem competitiva deve surpreender o cliente. “Independente de preço ou rapidez na entrega, o diferencial está ligado diretamente à satisfação de uma necessidade que, às vezes, o consumidor sequer tinha notado. E isso traz ganhos significativos, mesmo que por um período de tempo”, constata.
Sobre o mercado brasileiro, o consultor define como pouco competitivo. “Todos querem nadar no ‘oceano vermelho’, mas poucos se arriscam a enfrentar o ‘oceano azul’. Os que se arriscam criam um diferencial, sendo admirados por revolucionar os negócios”, conta.
Um diferencial na qual a empresa pode apostar é na sustentabilidade, que de acordo com Souza, é um conceito na qual começamos a ouvir falar agora e, por isso, desconhecido para a maioria das pessoas. O século 21 será o da sustentabilidade. Produzir mais com menos e com absoluto sentido prático, sem abandonar o design, isso traz vantagem competitiva.