A AEMFLO e CDL-SJ foram atrás e conseguiram o cronograma das obras da Celesc, de desobstrução dos fios para que a Autopista Litoral Sul possa trabalhar e construir passarelas na BR-101, no trecho Palhoça e Biguaçu.
Ao todo, serão 11 passarelas construídas. Duas obras já foram realizadas, próximas aos quilômetros 181 e 210, nos dias 8 e 17 de novembro respectivamente. Já a conclusão da passarela nos arredores do quilômetro 243, prevista para 12 de novembro, será reprogramada e ainda não tem data definida.
O vice-presidente de Patrimônio da AEMFLO e CDL-SJ, Nelson Antônio Silveira, já observou o começo dos trabalhos. “Passei em frente do Continente Park Shopping esses dias e vi algumas pessoas trabalhando na obra”, relata.
A Celesc declarou que os trabalhos começaram em outubro e são realizados nos fins de semana, pois a rede precisa ser desligada. Em caso de mau tempo, as obras são suspensas, o que pode ocasionar atrasos.
Silveira afirma que as passarelas mudarão a vida das pessoas que circulam na região. “Em nível de mobilidade urbana muda pouco, mas para os pedestres as passarelas vão melhorar o trajeto, evitando acidentes no trecho”, diz.
Em agosto, o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Antonio Cardozo de Souza, enviou ao superintendente da Autopista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro, ao superintendente do Dnit, João José dos Santos e ao diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Basto, um ofício solicitando que, dentre as passarelas projetadas, seja priorizada a construção da passarela na Área Industrial de São José, próximo ao KM 211.
A solicitação foi justificada devido ao grande número de empresas e pessoas nas proximidades da BR-101 – Distrito Industrial de São José, correndo riscos de acidentes e mortes. Segundo o cronograma da Celesc, a obra nesse trecho estará pronta em 1º de dezembro.