Empresas de São José e região podem fazer a emissão e a assinatura do certificado de origem para exportação na unidade do SENAI em São José, localizada na BR 101 KM 211 nº 7235, Área Industrial.
O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm Acordos Comerciais, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de mercadorias ao mercado externo.
Documentos necessários para a emissão:
1. Formulário do Certificado de Origem preenchido;
2. Fatura comercial (invoice);
3. Declaração do Produtor.
Os documentos deverão ser assinados pelo responsável pela empresa ou com procuração.
Assessoria e orientações gratuitas
Para facilitar o acesso ao mercado externo e consolidar a presença das empresas catarinenses no cenário internacional, a FIESC disponibiliza um serviço gratuito de assessoria e orientações às empresas quanto ao preenchimento dos formulários e declarações do produtor, como também as preferências tarifárias e normas de origem.
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Com informações da FIESC