Acesso Rápido

Notícias

Indústria catarinense se recupera com recorde histórico

28/11/2012

Os efeitos da crise financeira internacional, em 2008, abalaram as exportações da indústria catarinense. Somente quatro anos depois o Estado começou a retomar o número de vendas, que atingiu o pico antes da crise. Os indicativos foram divulgados pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

O estudo intitulado “Análise do Comércio Internacional 2012” aponta que, de 2000 até 2008, antes da crise, o nível de ampliação da economia era, em média, de US$ 1 bilhão anuais, chegando ao recorde de 8,3 bilhões de dólares em produtos exportados no ano de 2008. Em 2009, os números despencaram para 6,4 bilhões de dólares em vendas internacionais.

Após uma elevação nas exportações em 2010 (7,5 bilhões de dólares em produtos exportados), a recuperação da indústria catarinense se confirmou em 2011, chegando a mais de 9 bilhões de dólares em vendas e se tornando o melhor ano de exportação para a indústria catarinense na história. Desse montante, 19% foram exportações do setor de máquinas e equipamentos, 14% madeira, 10% têxteis, 8% móveis e indústrias diversas e borracha e 8% plástico. Os principais países importadores dos produtos catarinenses são: Estados Unidos (10% de participação nas exportações), Japão (7,56%), Argentina (7,50%), Holanda (7,08%) e China (4,53%).

O diretor do Setor da Indústria e Articulação Política da AEMFLO e CDL-SJ, Nelson Antônio Silveira, considera positiva a recuperação da indústria catarinense e atribui o crescimento aos esforços do governo estadual em estimular a exportação de produtos como carnes suínas, bovinas e miudezas de aves. “Esses produtos, além de outros pontuais, estão conduzindo a indústria catarinense rumo ao crescimento. No entanto temos que pensar em outros setores da indústria e planejar um crescimento de todas as áreas. Desse modo nossa indústria pode crescer ainda mais”, analisa.

Com informações do Diário Catarinense

28/11/2012

Mais notícias