Apesar do momento difícil para a indústria nacional, em Santa Catarina, o setor cresceu. As vendas reais da indústria catarinense, em comparação com os três primeiros meses de 2011, apontaram um crescimento de 13%.
A pesquisa foi divulgada pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e foi realizada com 200 empresas. Os números são analisados com otimismo e indicam um momento de recuperação da economia. As vendas externas ajudaram, mas o principal responsável pelo bom desempenho foi o mercado interno.
O bom resultado é apontado, principalmente, pelos segmentos de máquinas e equipamentos da linha branca (39,6%); produtos químicos (22,6%); alimentos e bebidas (17,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (17%). No mês de março, ultimo mês pesquisado, as vendas reais da indústria aumentaram 15,1%, com relação a março de 2011. Um fator que explica o crescimento dos setores de máquinas e equipamentos é a redução de IPI para a linha branca, incentivo que aumentou consideravelmente o número de pedidos nas indústrias.
Os números positivos apontam que as condições para o setor são melhores que 2011, mas há uma ressalva: apesar da expectativa ser de superação em relação a 2011, o ano não deve ser extraordinário, pois o recente momento ruim, consequência dos altos custos de produção, da alta taxa de juros, concorrência desleal contra importados, custo elevado com a manutenção da máquina pública e a falta de incentivos à produção nacional, afetaram o setor nos últimos anos e a recuperação deve se estender durante 2012.
Com informações de Noticenter