O Dia das Crianças, ao lado de datas como o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, está consolidada como um importante evento para o comércio em todo o país. Em Santa Catarina, a expectativa de aumento nas vendas, em relação ao mesmo período de 2012, é de apenas 2%, mesma porcentagem de expectativa de acréscimo nas vendas em São José. E esse impacto na confiança do empresário está relacionado à greve dos bancos, que já se prolonga por 19 dias.
O diretor de Comércio e Serviços da CDL-SJ, Rafael Kretzer Althoff, afirma que o comércio está sentindo os prejuízos acarretados pela greve dos bancos. “O empresário está preocupado com a diminuição das vendas e com o aumento massivo da compra a crédito, que é a alternativa à limitação de saques nos bancos. Com certeza a greve deve impactar a já modesta expectativa de aumento das vendas (2%) para o Dia das Crianças”, analisa. Para o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, o comércio nacional já está sofrendo perdas na ordem de 30%.
Preferências de compras
A FCDL-SC (Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), de acordo com pesquisa realizada com 406 pessoas nas 20 cidades com maior índice de potencial de consumo em Santa Catarina, apontou os brinquedos como preferência de compras para o Dia das Crianças, com 41,4% das intenções de compras. Itens de vestuário (37,2%) e livros, CDs, DVDs e jogos (31%) aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na lista de pretensão de presentes.
Uma novidade na data deste ano é a preferência por presentes relacionados à cultura para as crianças, uma vez que 14% dos pesquisados têm intenção de presentear com ingressos para shows, circo, cinema, parque temático ou algo do gênero. Ainda de acordo com a sondagem, o gasto médio deve ficar em R$ 136.
Solidariedade em São José
Paralelamente às movimentações do Dia das Crianças, a AEMFLO e CDL-SJ estão promovendo uma arrecadação de presentes para doar às crianças carentes do município. As doações de brinquedos novos ou usados, em bom estado, e de livros infantis, devem ser entregues na sede das entidades, em Barreiros, São José. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone (48) 4009-5521.