São José está na disputa para sediar o Porto Turístico Internacional de Santa Catarina, que irá inserir o litoral catarinense nas rotas náuticas internacionais, resgatando a vocação marítima estratégica e ampliando o turismo da região metropolitana da capital.
Nesta terça-feira (18/03) pela manhã, o prefeito Fernando Elias recebeu o Governador Luiz Henrique da Silveira, para a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura local, o governo estadual, a empresa Porto Turístico de Florianópolis Empreendimentos e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento Local e Sustentável – Qualicity.
Para o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odilio Guarezi, a região terá muitos benefícios com a instalação do equipamento. “Temos uma grande vocação para o turismo náutico e um grande número de empresas para suprir as demandas que surgirão com a vinda dos navios de passageiros, o que vai gerar, também, empregos diretos e indiretos”, afirmou.
Luiz Henrique da Silveira ressaltou a importância do porto turístico para o desenvolvimento da região e disse que o governo está dando todo respaldo à iniciativa. “Este é um empreendimento que qualifica o nosso turismo”, disse o governador.
“O porto poderá ser instalado em área do distrito de Barreiros, caso os estudos de viabilidade técnica sejam favoráveis”, considera Ernesto São Thiago, administrador do empreendimento. “Mas independente do ponto específico, toda a Grande Florianópolis será beneficiada, com a correta utilização dos recursos náuticos, atraindo turistas e passageiros rodoviários, aeroviários e hidroviários que realizam cruzeiros na costa brasileira”.
Assinaram o acordo representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Articulação Nacional e de Turismo, Cultura e Esporte, além do envolvimento direto do secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini, e Geraldo Althoff, da Secretaria de Articulação Nacional. “O público contará com produto turístico de qualidade internacional”, explica o prefeito Fernando Elias, “pois o porto terá ampla estrutura de lazer e serviços”.
Está prevista a instalação de centro gastronômico e de eventos, cinema, museu, galeria de arte, centro náutico para recepção de veleiros, hotelaria, terminal de transporte intermunicipal por via marítima e central de recepção.
Além da valorização de toda a região costeira, o Porto promoverá a descentralização do turismo náutico para o interior de Santa Catarina, uma vez que o deslocamento até as principais cidades turísticas do estado ocorrerá em um período de até duas horas. O projeto prevê uma capacidade para atracar até quatro navios transatlânticos simultaneamente e deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos. A sua integração aos sistemas de transporte e logística permitirá realizar o manejo ecológico continuado do desassoreamento do canal norte, cujo produto tratado poderá ser utilizado em outras obras da região, como o aterro da Beira-Mar Continental de Florianópolis e da Beira-Mar de Barreiros.
A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação fez parte da programação de aniversário de 258 anos de São José, 19 de março.