Acesso Rápido

Notícias

Gasolina virou combustível alternativo no Brasil, diz diretor da Petrobras

30/06/2009

A gasolina deixou de ser o principal combustível dos veículos de passeio no Brasil, trocando de lugar com o álcool, que já abastece mais de 50% dos carros, afirmou no último dia 23 Almir Barbassa, diretor financeiro da Petrobras. "Realmente a gasolina virou combustível alternativo. É agora o que era o álcool antes", afirmou.

Segundo ele, o grande desenvolvimento do processo produtivo na indústria de cana-de-açúcar nos últimos anos fez com que o combustível chegasse hoje a um valor atrativo para venda.

De acordo com números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), do total de carros produzidos de janeiro a maio, 88% têm motor bicombustível (flex), 7,8% usam só gasolina e 4,3% usam diesel. Já a Agência Nacional do Petróleo traz números sobre a venda destes combustíveis no país. No mais recente levantamento, de janeiro a abril, foram vendidos 5 milhões de litros de álcool, 8 milhões de litros de gasolina e 13,4 milhões de litros de diesel.

Mas o diretor disse que a empresa não está muito preocupada com esse aspecto do mercado, mesmo considerando os planos de construção de cinco novas refinarias no Brasil para os próximos anos."Estamos conscientes de que o álcool vai tomar mais espaço. Estamos preparados para isso".

Ele lembrou que o foco principal das novas refinarias será o diesel, combustível cuja produção no Brasil não é suficiente para atender a demanda. A Petrobras projeta que as duas grandes refinarias premium, previstas para serem construídas no Ceará e no Maranhão, produzirão até 65% de diesel.

Além das duas refinarias premium, a Petrobras vai construir uma no Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), destinada a produção de produtos petroquímicos, outra em Pernambuco, para atender o mercado regional de combustíveis, e uma de pequeno porte no Rio Grande do Norte.

Fonte: www.globo.com/g1

30/06/2009

Mais notícias