Para um funcionário, a motivação aparece como combustível básico para o crescimento profissional, ganho de reconhecimento e sucesso dentro de uma empresa. Mas quando os funcionários trabalham com motivação, a empresa pode crescer de forma rápida e ter resultados positivos, consistentes e duradouros.
Apesar de não ser nada fácil trabalhar com o emocional de seres completamente diferentes e com problemas diversos a serem superados, a motivação tem que ser vista como uma meta e encarada como uma peça chave para ampliar os negócios e oferecer o melhor serviço no concorrido mundo corporativo.
Para que a busca pela motivação da equipe de trabalho possa ser bem sucedida, são necessárias algumas atitudes: é muito importante manter um grupo de pessoas competentes e estimuladas; que se sintam reconhecidas, valorizadas e encontrem espaço, oportunidade de crescimento e realização pessoal dentro da estrutura que dedicam potencial talento. Muito importante, também, é fazer com que o fator humano da empresa trabalhe e cresça a seu favor. Um líder deve lembrar que trabalha com seres humanos e não engrenagens.
Portanto após um tempo normal de adaptação de um funcionário, a empresa precisa avaliá-lo e tomar medidas quanto ao desempenho. Se for negativo, descobrir o motivo do baixo desempenho e resolver a questão o quanto antes. Se for positivo elogiar incondicionalmente e mantê-lo motivado. Comunicar os valores da empresa, ser atencioso, definir um padrão de comportamento, realizar reuniões semanais, ter uma relação estreita, saber os limites e tempo de crescimento de cada funcionário e estabelecer a integração do funcionário com a empresa também são necessários para manter a equipe estimulada.
Com informações do Portal Administradores