Na última reunião da diretoria executiva da AEMFLO e CDL São José, realizada na terça-feira (21/02), os diretores receberam alguns integrantes da Fucas (Fundação Catarinense de Assistência Social), uma fundação sem fins lucrativos que desenvolve projetos para comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Integrantes da Fucas participaram de reunião da diretoria executiva
Os integrantes da Fucas apresentaram projetos importantes realizados pela Fundação e ressaltaram a importância das empresas proporcionarem oportunidades de trabalho aos jovens aprendizes. Para a Fucas, um aprendiz aprende uma profissão, veste a camisa e pode tornar-se um excelente profissional.
O Programa Campeões nas Quadras e na Vida promove ações culturais socioeducativas, de esportes e de inclusão digital para crianças e adolescentes. Esse programa é subdividido em três projetos: Caixa Digital, Cultura e Arte e Esporte Cidadão.
A Fucas ainda mantém o Programa de Capacitação, que busca desenvolver competências pessoais e profissionais de pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à inclusão ao mundo do trabalho. A Fucas possui dois cursos validados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego: repositor de mercadorias e assistente administrativo. Atualmente, o Programa de Capacitação conta com um projeto: o Aprendiz Empreendedor. Este projeto visa assegurar a inclusão de jovens, com idade entre 14 e 24 anos, no mercado de trabalho. A Lei da Aprendizagem impõe às empresas a contratação de jovens nessa faixa etária.
O diretor de tecnologia da informação e inovação da CDL São José, Luiz Ariosto Porto Velho, ressalta a importância do trabalho que a Fucas realiza para a sociedade, preparando os jovens para o mercado de trabalho, assim como o Projeto Pescar. Para ele, se as empresas abrirem suas portas podem ajudar os jovens a trilhar por um futuro melhor. “As empresas precisam lembrar que é lei contratar jovens aprendizes”, relata.
Participaram da reunião o superintendente da Fucas, Ildemar Cassias; diretor presidente da Fucas, Roberto Ulisses de Alencar; coordenador de desenvolvimento institucional da Fucas, Guilherme dos Santos Murara e o consultor e coordenador do projeto de aprendiz empreendedor da Fucas, Diogo Luís Alencastro da Silva.