No dia 16 de setembro, Florianópolis receberá o 1º Fórum Catarinense “Contas Públicas são da Nossa Conta”, com palestrantes que são expoentes dos Observatórios Sociais no Brasil. O evento será realizado auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), com início às 8h30.
O Fórum tem como objetivo difundir o conhecimento e capacitar os cidadãos para fiscalizarem a gestão pública. Estará na pauta a mobilização de entidades e cidadãos para constituírem uma Comissão Provisória para a implantação do Observatório Social de Santa Catarina (OSSC) que, além de fiscalizar o Governo do Estado, também articulará e capacitará os cidadãos para fiscalizarem os municípios catarinenses.
O Fórum é uma realização da Escola do Observatório Social de São José (OSSJ), com o apoio do CRC/SC. O evento é aberto a qualquer interessado, de forma gratuita, e os participantes terão direito ao certificado.
Palestras
A presidente do Observatório Social de Maringá (OSM) Giuliana Pinheiro Lenza, que atua profissionalmente como procuradora da Fazenda Nacional, falará sobre como o cidadão pode ser protagonista do controle social dos municípios. O OSM foi o primeiro Observatório Social criado no Brasil.
O evento contará também com a palestra de Elda Mariza Valim Fim, presidente do Observatório Social de Mato Grosso (OSMT) e auditora aposentada do Tribunal de Contas da União (TCU). Ela contará como foi a articulação das entidades, principalmente de sindicatos e associações de servidores públicos, para a criação do OSMT, primeiro observatório do País no âmbito estadual.
Serviço:
1º Fórum Catarinense "Contas Públicas são da nossa Conta"
Dia: 16 de setembro (segunda-feira)
Horário: 08h30
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRS/SC
Endereço: Av. Osvaldo Rodrigues Cabral (Beira Mar), 1900 - Centro, Florianópolis – SC (próx. cabeceira Ponte Hercílio Luz)