Acesso Rápido

Notícias

Fique por dentro das últimas novidades dos núcleos empresariais

06/11/2016

Os núcleos empresariais da AEMFLO e CDL São José estão a todo vapor! Os integrantes da Aecia, CSA e NAG participaram de eventos nos últimos dias, onde adquiriram muito conhecimento, trocaram ideias e ampliaram a rede de relacionamentos. Confira:

 

NAG conhece case do restaurante Ostradamus

 

Os integrantes do NAG (Núcleo de Alimentação e Gastronomia), da AEMFLO e CDL São José, conferiram a palestra “Fortalecimento da marca e regionalismo”, no dia 18 de outubro, na sede das entidades, em Barreiros. O palestrante foi o chef Jaime José Barcelos, proprietário do restaurante Ostradamus, falando sobre sua história para mais de 40 pessoas.

 

Chef contou sua trajetória aos integrantes do NAG

 

O chef contou sua trajetória de 18 anos de muito trabalho para transformar um quiosque em um restaurante conhecido em todo o mundo. No final da década de 1990, Barcelos fechou sua oficina mecânica e a transformou em lanchonete, onde vendia caldo de cana, sorvete e cachorro quente. Pouco tempo depois, aumentou sua estrutura e incluiu as ostras no cardápio. Com o aumento do fluxo de clientes, o chef decidiu inovar. Frequentou restaurantes da cidade e feiras gastronômicas pelo Brasil. Barcelos afirma que tem como referência chefes locais renomados e as viagens que fez para Portugal e Canadá foram importantes para sua formação, além de ajudá-lo a introduzir o restaurante Ostradamus na gastronomia internacional.

 

Na palestra, o chef reforçou a importância de trabalhar em conjunto com as empresas locais, pois além de fortalecer a marca, contribui para o crescimento da região. Ele destacou que foi por acreditar no seu negócio e agarrar as oportunidades que hoje o restaurante Ostradamus é referência internacional.

 

Ao final da palestra, integrantes do NAG trocaram muitas ideias e informações

 

O coordenador do NAG, Wagner Walter, afirma que a palestra foi inspiradora. “Ele nos contou sua história de vida e de sucesso nos negócios. Foi surpreendente! Muitos integrantes do NAG se identificaram com ele, por toda sua trajetória de luta e coragem. Tiramos muitas lições deste encontro”, afirma.

 

Energia solar é tema de painel da Aecia e CSA

 

A Aecia (Núcleo Empresarial Catarinense de Instaladores de Aquecedores) e CSA (Câmara Socioambiental), ambos da AEMFLO e CDL São José, organizaram um painel sobre os benefícios, oportunidades e desafios da energia solar. O evento foi realizado no dia 18 de outubro, na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros e reuniu mais de 30 pessoas.

 

Durante o debate, o integrante da CSA, Luiz Afonso Erthal, destacou a importância do tema para o meio ambiente e afirmou que muitos empresários estão buscando informações sobre energia solar, envolvendo custos, formas de financiamento e economia gerada. O coordenador da Aecia, César Lobe, explicou que no segmento de aquecimento solar houve um salto significativo em termos de tecnologia e o ideal é que os empreendimentos, em seus projetos, procurem definir os espaços para a instalação de equipamentos.

 

Integrantes da Aecia e CSA esclareceram dúvidas sobre a energia solar

 

Os nucleados conheceram ainda projetos em aquecimento solar e discutiram a energia fotovoltaica, na qual o Brasil tem grande potencial pela disponibilidade de radiação solar em seu território. Os empresários destacaram que há uma geração de jovens bastante interessada em empreendimentos sustentáveis e, consequentemente, na utilização da energia solar. O painel ainda trouxe informações sobre as possibilidades de financiamento e a necessidade de avanços na legislação de Santa Catarina, para oportunizar o crescimento do mercado.

 

A coordenadora da CSA, Cristine Cabral, afirma que o debate entre os nucleados foi muito produtivo e trouxe diversas ideias. “O evento foi muito interessante, abordou duas realidades bem diferentes, dos aquecedores e da energia elétrica. Espero que em 2017 possamos nos reunir novamente para discutir as questões tributárias referentes à energia solar. As empresas precisam se unir mais e debater sobre tecnologias mais acessíveis”, explica.

 

Empresários pretendem voltar a debater o tema no ano que vem

 

Lobe também destaca que o evento foi muito positivo. “A interação entre os dois núcleos foi ótima e tende a crescer ainda mais. Inclusive, pretendemos iniciar um projeto, juntos, no ano que vem. O debate sobre a energia solar trouxe inúmeros esclarecimentos para ambos os núcleos”, revela.

06/11/2016

Mais notícias