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Fim do prazo e Presidente Kennedy não foi concluída

03/04/2013

Há três anos, uma das mais importantes vias de São José, a avenida Presidente Kennedy, ganhou um projeto de revitalização, que a transformaria em um verdadeiro “shopping a céu aberto” - expressão utilizada pelo ex-prefeito do município e quem idealizou a obra, Djalma Berger.

Abril - mês vigente e fim do último prazo estipulado para a entrega do shopping a céu aberto. Resultado: moradores desanimados e empresários convivendo com a obra incompleta.

Promessas: 17 bolsões de estacionamento com 145 vagas para automóveis (não implantados); alargamento dos passeios com instalação de novos equipamentos urbanos (não implantados); novo projeto de iluminação pública com infraestrutura subterrânea (inacabada); padronização das placas de publicidade (não implantado); 24 metros quadrados de passeio e projeto urbanístico e paisagístico com plantação de 106 árvores (a realidade: a população ganhou palmeiras encaixotadas em vasos, que atrapalham os pedestres).

Isso teve um valor. Foram mais de 13 milhões de reais em dinheiro público. Hoje, com um novo governo à frente do município, novos prazos serão estipulados e ainda haverá uma conversa entre a prefeitura e as empresas contratadas para que se resolvam as pendências. Enquanto isso, a população e os comerciantes locais continuam na espera para que algo seja feito.

“Acreditamos que não vamos mais ter que lidar com o descaso público. Esperamos que a nova administração se comprometa com a sociedade e traga respostas e soluções”, declara o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Tito Alfredo Schmitt.

Relembre a história

Março/2010: Audiência pública para apresentação do projeto de revitalização da avenida.

Março/2010: A AEMFLO e CDL-SJ iniciaram uma pesquisa com os empresários da região para conhecer a opinião, críticas e sugestões sobre a obra. Resultado: no período em que o projeto estava sendo lançado (2010), a maioria dos entrevistados (65%), concordava parcialmente com o projeto principal e 38% sequer tinham conhecimento do projeto.

Maio/2011: Sem obras, mas iniciou a alteração do trânsito. A avenida, que era mão dupla, ficou com quatro pistas em mão única. O fluxo contrário passou para a Beira-mar de São José.

Julho/2011: Processo licitatório estava paralisado até então, pois empresas participantes da licitação pediram análise do processo.

Agosto/2011: Mês que o secretário de Projetos Especiais de São José, Aurélio Remor acreditava que as obras se iniciariam.

Agosto/2011: Prefeitura apresentou o projeto de revitalização. O projeto previu estacionamento; via exclusiva para ônibus e táxis; ciclovia em toda a extensão da via; cabeamento subterrâneo para iluminação; luminárias decorativas; padronização da publicidade; faixas de pedestres no mesmo plano das calçadas padrão para promover acessibilidade; arborização com espaço para lazer.

Agosto/2011: Prefeitura assina ordem de serviço.

Setembro/2011: Início das obras

Prazo para entrega: junho/2012 – nove meses de obras.

Setembro de 2012: Prefeitura anuncia novo prazo para entrega – dezembro 2012.

Outubro de 2012: Eleições municipais e renovação do governo de São José. Adeliana Dal Pont (PSD) vence a eleição para a prefeitura de São José.

Dezembro de 2012: Obras paradas e descaso público.

Janeiro de 2013: Renovação da prefeitura. Adeliana assume o cargo.

Janeiro de 2013: vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de São José, João Natal Pereira, aponta que além da avenida Presidente Kennedy, mais 40 obras estavam paralisadas no município.

Março 2013: O secretário de Projetos Especiais, Francisco Rosa, afirma que, com o encerramento do prazo contratual e sem a finalização da obra, a prefeitura chamará as empresas contratadas para que se manifestem e apontem o que resta fazer. Ficará a cargo desse secretário, a vistoria e relatório das obras, bem como o parecer se será aceito o que foi feito ou se haverá correções.

Abaixo, imagens do projeto divulgado pela prefeitura na gestão anterior

03/04/2013

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