A palavra inglesa, se traduzida ao pé da letra para o português, significa “comentários”. No dia a dia, o feedback está geralmente presente nas relações interpessoais, por exemplo, as pessoas se comunicam entre si e dão feedback das ações, fazendo comentários e opinando. No meio coorporativo não é diferente, mas faz a diferença no bom relacionamento.
Para que um feedback se torne útil é preciso que ele seja dado de forma que o receptor entenda. Alguns pontos são essenciais na hora de dar o feedback no ambiente de trabalho, são eles: descritivo (tenha a essência do tema); específico (com objetividade); compatível com a necessidade do comunicador e do receptor (que atenda cada um de maneira igualitária); dirigido (é necessário indicar claramente a quem se está dirigindo o feedback); solicitado (estar disponível sempre que for solicitado); oportuno (para que haja fluência no relacionamento) e esclarecido (o outro lado precisa saber exatamente que se trata de um feedback).
A maioria das pessoas não está preparada para receber feedback e é um processo que leva tempo na educação coorporativa. No entanto as empresas que estimulam essa cultura entre os colaboradores, estabelecem uma relação de confiança com a equipe, as pessoas aprendem a ouvir e a dar feedback de forma habilidosa. A prática do feedback é fundamental para o sucesso do administrador moderno, pois sustenta as atividades e estimula os colaboradores a fazerem o trabalho da melhor forma.
Fonte: Portal da Administração