O ar condicionado está se tornando um item essencial em residências, estabelecimentos e nos carros, principalmente com a chegada do verão e as altas temperaturas das regiões tropicais e subtropicais. Mas se não houver manutenção periodicamente, pode ocasionar doenças respiratórias e mau cheiro.
O proprietário da empresa Floripa’s Aquecedores e nucleado do AECIA (Núcleo Empresarial Catarinense de Instaladores de Aquecedores), Joseph Ilyan, relata que a limpeza dos aparelhos, tanto do carro quanto do estabelecimento, pode ser feita pelo próprio usuário, mas que é essencial a visita de um técnico para verificar o funcionamento do ar condicionado. “O ideal é que a higienização ocorra a cada seis meses, pois o aparelho junta limo e outras sujeiras. O processo é simples: retirar o filtro e limpá-lo com água corrente, detergente biodegradável e demais produtos específicos de manutenção”, conta.
Ilyan destaca que a falta de limpeza causa a formação de bactérias, que transmitem as doenças respiratórias. Além disso, pode ocasionar vazamentos de água e danificar a máquina.