Santa Catarina foi escolhida pelo terceiro ano consecutivo como principal destino turístico do Brasil. Os leitores da revista Viagem e Turismo colocaram o estado em primeiro lugar para se visitar nas férias, superando a Bahia e o Ceará, segundo e terceiro respectivamente.
Porém, uma das discussões do setor é a infraestrutura, ainda considerada insatisfatória. Desde 2004 a ampliação do aeroporto orçada em mais de 220 milhões de reais, com verba aprovada pelo PAC, mas com obras previstas somente para janeiro de 2010. Outro contraponto é a capital do estado possuir apenas um tipo de transporte coletivo.
Para Thiago Bertola, proprietário da W Travel Viagens, o limite de trazer o turista apenas pela beleza natural encerrou. “Viajei o mundo todo e, na minha opinião, ainda falta muito para chegarmos ao patamar de capital turística”, afirma. “Falta capacitação, falta vontade política, estruturação. Os taxistas e cobradores de ônibus são desinformados, a maioria dos receptivos não fala uma segunda língua. Muita propaganda foi feita, mas falta qualidade, o que pode começar a afugentar nossos turistas”, desabafa.
Thiago Bertola, proprietário da W Travel Viagens