A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançou no dia 28 de abril, a plataforma Voz Única, que vai levantar, integrar e monitorar o que o Estado precisa para crescer. É um instrumento que norteia os investimentos do Estado para o desenvolvimento catarinense, democratiza a informação e ao mesmo tempo valoriza o papel do setor produtivo.
O lançamento aconteceu com integrantes da diretoria da Facisc, representantes das Associações Empresariais e convidados na sede da Facisc, em encontro realizado pela Federação. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, o Voz Única traduz o anseio para o crescimento catarinense. “Hoje é um grande momento para a nossa Federação, pois estamos lançando a 4a edição do Voz Única que em 16 anos já contribuiu para que muitos pleitos fossem concretizados e este ano, além do raio-x das necessidades, também iremos monitorar”, destacou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.
O Voz Única traz da base as demandas regionais de forma relevante. É uma bússola para os representantes catarinenses. “São as demandas reais, necessidades que são vividas no dia-a-dia por quem vive nas cidades”, detalha Alves.
Próximos Passos
A definição das bandeiras e pleitos dentro de infraestrutura, política e gestão pública, ambiental, rural, tributária, trabalhista, educação e inovação, saúde, segurança, setorial e segmentos já começou nas 12 regionais da entidade. Os próximos passos serão o levantamento das demandas nas cidades, definição dos pleitos regionais e validação em conjunto dos pleitos.
Em julho a Facisc vai lançar a cartilha com os pleitos de cada uma das 149 associações empresariais presentes em mais de 220 municípios. Logo após será realizada a entrega aos presidentes dos partidos para dar subsídios aos planos de Governo. “Queremos que o Voz Única ajude os candidatos e que cada uma das associações seja ouvida”.
Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.
O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Como novidade desta edição, a Facisc fará o monitoramento dos itens publicados, dará acesso a este monitoramento e a todas às informações levantadas nos últimos anos.
Seu voto faz a diferença
O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini, apresentou a campanha “#Seu Voto Faz a Diferença”, lançada pelo Conselho das Entidades formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville. O objetivo é conscientizar os eleitores sobre a importância de votar, tanto para consolidação do processo democrático quanto para aumentar a representatividade política em defesa da cidade e da região em que vivem. A ideia é apresentar as oportunidades perdidas quando o eleitor deixa de votar ou decide votar em branco ou anular o voto.
A iniciativa também vai destacar exemplos concretos de ganhos gerados por uma maior representatividade política, seja por meio de emendas parlamentares que garantem recursos para a comunidade, seja por meio da articulação junto aos Poderes Executivos em defesa de projetos de desenvolvimento social e econômico da cidade e da região. Um dos dados levantados pela Campanha, mostra que dos 403.526 eleitores habilitados a votar no segundo turno do pleito de 2020, mais de 100 mil desperdiçaram seu voto. Este foi o total de eleitores que ou se abstiveram de votar ou que votaram em branco ou que anularam o voto.
Cenário Político
O jornalista Moacir Pereira fez uma análise do cenário político atual e respondeu o que esperar para as eleições de 2022. O jornalista detalhou a atual conjuntura e disse que a eleição de 2022 é a mais importante dos últimos anos.