Na última semana, entre os dias 14 e 16 de abril, o Núcleo Setorial NUCONT (Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial) do EMPREENDER da AEMFLO e CDL-SJ promoveu um evento gratuito para esclarecer aos cidadãos de São José e região, as obrigações e responsabilidades junto à Receita Federal na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
O atendimento ocorreu no Shopping Itaguaçu e no pátio da Prefeitura Municipal de São José e conseguiu atrair mais de 250 pessoas. Dentre os que mais tinham dúvidas estavam os idosos que pediram esclarecimento se deveriam declarar o imposto de renda, já que pessoas com mais de 65 anos foram lançados isentos e não tributáveis.
Também bastante questionado foi como declarar no imposto de renda sobre a venda de um imóvel no ano de 2009. A questão sobre a obrigatoriedade em declarar em virtude do aumento patrimonial também gerou dúvidas, já que, na tabela, o contribuinte que possui bens patrimoniais abaixo de R$ 300.000,00 não precisa declarar desde que esteja dispensado dos demais pré-requisitos.
O evento “Declare Certo” é uma iniciativa do SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) da Grande Florianópolis que contou com o apoio do CRC/SC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), Shopping Itaguaçu e do EMPREENDER da AEMFLO e CDL-SJ.
Esquerda para direita - Emerson Cattoni (consultor do NUCONT), Tadeu Vieira (coordenador do NUCONT) e Manoel Abreu, no ponto de atendimento no Shopping Itaguaçu
Ponto de atendimento na Prefeitura Municipal de São José