Com o crescimento de processos no poder judiciário, as alternativas à Justiça Estatal têm se destacado cada vez mais. Entre os anos de 2007 e 2017 cerca de 40 mil processos (31 mil de pessoas físicas e 9 mil de empresas) deixaram de chegar ao Judiciário Catarinense e foram resolvidos por meio de conciliação, mediação ou arbitragem através de uma das câmaras filiadas à Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem (Fecema).
Apesar dos números significativos e do crescimento constante, ainda existe um longo caminho a trilhar na divulgação dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASC’s). Este será o ponto de partida para o 8º Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina (SECMASC) que trará o tema central: "Desafios de Santa Catarina para a Expansão da Arbitragem e Mediação”.
Os palestrantes serão: Carlos Alberto Carmona (coautor da Lei 9.307/1996), Tânia Almeida, Luciano Timm, Ana Lúcia Pereira, Selma Lemes, Sérgio Faraco, Lio Bocorny, Rodrigo Berthier e Felipe Moraes.
Serão levantados temas atuais relacionados com arbitragem trabalhista, mediação para empresas, a participação do advogado nos MASC’s e o uso da arbitragem e mediação na administração pública.
"É uma oportunidade ímpar para árbitros, mediadores, advogados, contadores, empresários, estudantes e demais profissionais interessados em conhecer e ficar atualizados sobre as formas modernas e eficientes para a resolução de conflitos", afirma Roberto Adam, presidente da Fecema, entidade promotora do evento.
O SECMASC é uma realização conjunta da Fecema com a CMAA (Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF) e é apoiado pelo CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), CBMAE/CACB, CONIMA e câmaras filiadas da Federação.
Serviço
O quê: VIII Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina
Quando: 24 e 25 de agosto de 2018
Onde: Auditório Primavera - Impact Hub Floripa.
Inscrições: https://bit.ly/2vpdV9v
Informações e preços: os preços variam de R$ 70,00 (estudantes) a R$ 400,00 (profissionais).
Programação completa e dúvidas: www.fecema.org.br/secmasc ou através do e-mail secmasc@fecema.org.br
*Será fornecido certificado de participação equivalente a 10 horas/aula.