A safra de cana teve uma redução de 20,7% na sua produtividade, resultado que pode provocar a alta do álcool nas bombas de todo país. Na semana passada a ÚNICA (União da Indústria da Cana-de-Açucar) anunciou a redução brusca na produção de cana colhida até o final do mês passado, se comparado com o mesmo período da safra de 2010.
Outro problema relatado pela entidade é referente à qualidade da cana processada até agora, segundo a ÚNICA ela é inferior a safra colhida no ano passado, resultando que a quantidade de álcool e açúcar obtidos no processo também é menor. Os fatores que pesaram no rendimento da cana foram a colheita de canaviais envelhecidos, a falta de cana bisada (deixada no campo de uma safra para outra) e o atraso no desenvolvimento por causa das condições climáticas.
No início de julho, a ÚNICA deve relatar uma revisão da projeção de produção, feita em março e que não deve ser cumprida. A entidade projetou moagem de 568,5 milhões de toneladas na safra 2011/12. Na moagem até o fim de maio, cada tonelada de cana rendeu 116,3 quilos de ATR (açúcar total recuperável), 3,7% a menos do que os 120,8 quilos obtidos no mesmo período da temporada passada e bem abaixo dos 140,8 quilos da projeção para a safra atual. Isso também influenciou negativamente o rendimento de açúcar e álcool por tonelada em cerca de 4%.
Fonte: Portal ÚNICA