Acesso Rápido

Notícias

eSocial passa a valer para as empresas de grande porte a partir de setembro

25/05/2016

O eSocial é um projeto do governo federal que busca unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, pelo empregador em relação aos seus empregados. O intuito do governo é substituir gradualmente obrigações como o Caged, Rais, Sefip e Gfip e até extinguir a carteira de trabalho. Todas as informações se encontrarão em um único local. “A obrigação imposta a partir de setembro será uma fase de teste. Todas as demais empresas, órgãos públicos e qualquer relação trabalhista deverão utilizar o sistema em julho de 2017. Isso, claro, se o cronograma não mudar”, relata Camila.

Ela revela as vantagens do sistema. “Para as empresas, a simplificação dos processos e adequação na legislação. Para o empregado, a garantia de seus direitos assegurados”, conta. Porém, Camila afirma que as empresas brasileiras não estão preparadas para essa mudança. “Será uma mudança cultural. A fiscalização será mais incisiva nas normas trabalhistas e tudo deverá ser informado previamente, como férias e aviso prévio de rescisão”, esclarece. 
Por isso, a contadora sugere que as empresas apostem em capacitações e invistam em qualificação da mão de obra. “Serão muitas mudanças, até quem trabalha há muitos anos no departamento pessoal, sentirá os ajustes. Será como uma nova legislação trabalhista”, diz.

Assunto será abordado em capacitação

Após a tradicional reunião ordinária, o Nume (Núcleo da Mulher Empresária), da AEMFLO e CDL-SJ, realizará uma capacitação, ministrada pela Camila, abordando o tema “A sua empresa está preparada para o eSocial?”, na próxima quarta-feira (01/06), a partir das 20h, na sede das entidades, em Barreiros. A capacitação, gratuita, é exclusiva para as empresas nucleadas e seus colaboradores.

25/05/2016

Mais notícias