Acesso Rápido

Notícias

Ergonomia: conheça o termo e saiba como melhorar a produtividade no trabalho

11/02/2015

A ergonomia estuda as inteirações entre os utilizadores e objetos. Envolve fatores anatômicos, fisiológicos e psicológicos, considerando o comportamento humano, suas capacidades e limitações. A ergonomia busca soluções para melhorar o desempenho no trabalho, proporcionando mais eficiência e conforto. Corrige situações causadoras de afastamento, dor e desconforto dos colaboradores, evitando doenças e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Muitos desconhecem as consequências de se trabalhar em uma mesa ergonomicamente incorreta, desorganizada e com maus hábitos posturais. Esses fatores podem ocasionar má concentração, resultando em erros e perdendo em produtividade; dores musculares e estresse.

Edenise Silveira de Souza, proprietária da Gfit Ginástica Laboral e Ergonomia, explica que a coluna é a principal prejudicada pela falta de postura quando se trabalha em escritório e dá algumas dicas para amenizar os problemas. “Não ficar de pernas cruzadas durante muito tempo e sem manter os pés no chão; não usar carteira ou outros objetos no bolso da calça quando sentar, pois desequilibra a coluna e evitar tirar cochilos no sofá na hora do almoço”, diz.

Edenise também sugere beber bastante água para lubrificar a coluna e faz um alerta para quem trabalha utilizando notbook: cuide da postura, pois o computador portátil não tem ergonomia alguma. “Além disso, é preciso ficar atento ao falar e, principalmente, digitar no celular, pois pode desalinhar o pescoço e causar problemas nos ombros”, completa.

Confira mais dicas para melhorar a produtividade no trabalho

- A posição de trabalho deve ser a mais relaxada possível, sem posições forçadas. Alterne as posições com frequência.
- A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário. Se o monitor ficar um pouco mais baixo não tem problema, desde que o usuário não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.
- Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados por mudanças no layout e da posição do monitor. Quando isso for impossível, utilize persianas e cortinas.
- Não é recomendável o uso de telas espelhadas, pois aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.
- O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.
- As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.
- Os antebraços devem ficar mais ou menos paralelos ao piso, com os cotovelos em ângulos de 90º ou mais abertos. O uso de apoio para os punhos é recomendável quando o móvel não tiver bordas arredondadas ou por preferência do usuário.
- O mouse deve ficar em posição que permita que o cotovelo fique próximo ao corpo, sem desvios dos ombros e punhos.
- A cadeira para trabalho com computadores deve ser regulável e com rodízios. Cada usuário deve conhecer os ajustes possíveis da cadeira e fazer a regulagem necessária para o seu maior conforto.
- A utilização de braços na cadeira é opção de cada um, para seu maior conforto. Se os braços impedem que se aproxime da mesa, peça para retirá-los. Apoiar os membros superiores sobre a mesa de trabalho também é aceitável, desde que o usuário fique em posição relaxada.
- Procure trabalhar sempre com as costas apoiadas. Ajuste o encosto da cadeira na melhor posição.
- Os pés devem ficar bem apoiados no piso, sendo recomendado o uso do apoio para os mesmos, quando o ajuste da cadeira ao posto de trabalho ocasionar compressão da parte posterior da coxa ou não permitir que os pés fiquem bem apoiados.
- Sob as mesas, mantenha o espaço para as pernas sem caixas e objetos.
- Evite ficar muito tempo digitando ou mesmo trabalhando no computador. Alterne as atividades do dia-a-dia, de modo a usar grupos musculares diferentes.
- Faça ginástica laboral sempre que ficar muito tempo numa mesma posição. Participe dos grupos de alongamentos.
- Ao utilizar o computador por mais tempo, procure olhar para distâncias maiores, periodicamente, evitando o cansaço da musculatura visual.
- Pisque! Durante o uso do computador, procure piscar com frequência. Geralmente ficamos com o olhar fixo na tela e acabamos esquecendo de piscar. No final do dia, passamos a sentir ardência nos olhos, que podem até ficar vermelhos. Piscar é a prevenção.

Com informações da UEG (Universidade Estadual de Goiás)

11/02/2015

Mais notícias