Compliance é um termo de origem na língua inglesa que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. No ambiente corporativo, Compliance está relacionado à conformidade ou até mesmo à integridade corporativa. Em tempos de grandes investigações da Polícia Federal, este termo ganhou destaque no Brasil, estando presente em reuniões empresariais e nas páginas de jornais.
Mas, você sabe qual é a importância da Compliance para sua empresa?
O conceito não se resume apenas a evitar e combater casos de corrupção. Ele envolve também obrigações trabalhistas, fiscais, regulatórias, concorrenciais, entre outras. Estar em conformidade com tais regras é do que trata-se a expressão “estar em Compliance”, que também refere-se aos controles internos e de governança corporativa.
Origem
Criado pelo Banco Central dos Estados Unidos (FED), em 1970, após descoberta do envolvimento de empresas privadas e governos em esquemas de corrupção, o termo tem como objetivo criar um ambiente financeiro mais flexível, seguro e estável.
No Brasil, o Compliance ganhou força em 1992, no início da abertura do mercado nacional a empresas estrangeiras. Em 2014, voltou à tona, com a descoberta de esquemas de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas. Atualmente, voltou a ganhar destaque com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que instituiu regras para a posse e coleta de dados pessoais.
Um dos objetivos principais do Compliance é prevenir, detectar e remediar desvios de irregularidades que possam prejudicar a imagem e a credibilidade das instituições. A gestão de riscos é seu pilar principal, avaliando ameaças operacionais e gerenciando os controles internos. Outra importante função é fazer cumprir normas e procedimentos internos direcionando-os aos objetivos estratégicos, missão, visão e valores da organização.
Compliance na sua empresa
Se você ficou interessado(a) e deseja adotar o Compliance na sua empresa, saiba que apesar de estar mais atrelado ao ambiente jurídico, profissionais de diferentes formações podem atuar no segmento, pois também é exigido conhecimento contábil, administrativo, recursos humanos, tecnologia da informação (TI) e comunicação.
É importante lembrar que é necessário a integração de todos os colaboradores, principalmente os que atuam em cargos de gestão, como diretores, CEOs, gerentes, para elaborar uma Política de Compliance e dar o bom exemplo junto aos demais funcionários.
O time de Compliance é capaz de avaliar riscos e adotar medidas cabíveis. Se a empresa está firmando contratos de alto risco de corrupção, por exemplo, pode ser necessário intensificar ações de monitoramento e incluir novas práticas no Código de Conduta.
Vantagens
1. Prevenir envolvimento da empresa em operações ligadas à lavagem de dinheiro, corrupção, fraude e outras irregularidades;
2. Criar uma cultura interna baseada na disseminação de valores corporativos;
3. Assegurar para o mercado que a companhia possui e segue fielmente valores éticos;
4. Assegurar um ambiente de conformidade através do cumprimento de leis, normas e regulamentos internos e externos;
5. Ajudar a cuidar da imagem da empresa e dos colaboradores.