No início do ano a Receita Federal estipulou, que até o fim do mês de junho, o envio das declarações e demonstrativos das empresas, que tenham assinatura digital, seja feito com certificação digital. Excetuando as corporações optantes pelo sistema simplificado de impostos (Simples), que atende micro e pequenas empresas, todas terão que usar a assinatura digital, totalizando 1,8 milhão de companhias em todo o país.
A certificação digital é uma segurança a mais para o contribuinte e para receita, pois garante a origem da informação por meio de criptografia, que são códigos mais difíceis de serem decifrados na internet, evitando a ação de hackers e desvios de informações. O valor para a empresa ter a ferramenta é de R$ 150, considerado pequeno em relação às operações das empresas.
Para as empresas que não desejarem fazer a certificação digital, a Receita Federal criou uma segunda opção - a declaração eletrônica. Assim, qualquer empresário poderá autorizar a utilização da ferramenta pelo contador da empresa, que fará a transmissão dos documentos, permitindo ao contribuinte que não quer ter esse gasto ter outra opção.