Acesso Rápido

Notícias

Empresas têm até junho para fazer certificação digital

09/03/2010

Cerca de 1,5 milhão de empresas brasileiras optaram pela tributação com base no lucro presumido. Essas instituições terão até o dia 30 de junho para fazer a comunicação de dados à Receita Federal por meio de certificação digital, que traz mais segurança e simplicidade para a prestação de informações a pessoa física e geração de documentos para empresas e clientes.

A certificação digital funciona como uma identidade eletrônica da pessoa jurídica que permite efetuar pagamentos, estabelecer parcelas para a cobrança de impostos, solicitar certidão negativa, emitir nota fiscal eletrônica e obter documentos sobre a situação fiscal. Para fazer a certificação digital, as empresas deverão obter um cartão magnético que conserva em códigos os dados cadastrais na Receita.

Nove agentes estão credenciados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para fazer a certificação digital - a Receita Federal, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Imprensa Oficial, a Casa da Moeda, a Autoridade Certificadora da Justiça (AC-JUS), a Autoridade Certificadora da Presidência da República (ACPR), a Serasa, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a empresa Certisign. Além da prestação de informações à Receita Federal e o pagamento de impostos federais, a certificação digital já é utilizada por cartórios e bancos.

Para mais informações acesse o site da Receita ou o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Fonte: Agência Brasil

09/03/2010

Mais notícias