Acesso Rápido

Notícias

Empresários devem desembolsar R$ 10 bi

03/07/2013

Os cinco milhões de empresários de micro e pequenas empresas existentes hoje no país devem desembolsar um total de R$ 10 bilhões para se adequarem à lei que prevê a discriminação na nota fiscal dos impostos pagos pelos produtos e serviços - números apontados pelo portal PME News.

A AEMFLO e CDL de São José consideram a transparência dos impostos na nota fiscal um passo importante, tanto para o empresário quanto para o esclarecimento do consumidor. No entanto, de acordo o contador Nilson José Göedert, ainda é necessário realizar um ajuste com todas as empresas de softwares para regularem o sistema de emissão de nota fiscal. Ele também ressalta que ainda há confusão em relação à lei e que precisa ser esclarecida. “Uma situação complicada é quanto às empresas que emitem a nota fiscal à mão e questiona: quais regras serão padronizadas para calcular os impostos nesse caso?”.

Uma ferramenta gratuita está sendo disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário aos empresários com o “Manual de Integração De Olho no Imposto para exibição da carga tributária em cupons e notas fiscais”, assim como o arquivo IBPTax0.0.2.csv contendo alíquotas para ser utilizado em sistemas automatizados. Empresários com dúvidas sobre a legislação tributária têm atendimento gratuito no Balcão do Empreendedor, oferecido pela AEMFLO e CDL-SJ.

Mais informações pelo site.

03/07/2013

Mais notícias